O bordado é a arte de criar a mão ou à máquina figuras, ornamentos e desenhos em tecidos com agulha e linha. Seja para a decoração ou em peças de roupas o bordado contemporâneo está em todos os lugares e vem se tornando febre como hobby.

Para você que está querendo aprender a bordar ou aperfeiçoar seu bordado selecionamos 5 dicas de Ouro:

1° Tenha todos os materiais

Materiais que você precisa para começar a bordar:

Agulha de costura ou bordado (sem ponta);

Tesoura para arrematar;

Bastidor;

Meada ou novelo de lã;

Tecido algodão cru, etamine, brim ou tricoline.

Precisa de materiais para bordar?

A Oeste Aviamentos tem mais de 11 mil itens de aviamentos, compre pela loja online e receba em casa.

2° Conheça os pontos

Os tipos de pontos são muitos, o mais conhecido é o ponto cruz, utilizado em toalhinhas, quadrinhos e roupas. Consiste em um ponto cruzado, para formar figuras é preciso ter um padrão ou esquema quadrado, para seguir a risca do tecido. Para bordar o ponto cruz geralmente é utilizado o tecido etamine, cru ou com cores. Entre as linhas indicadas estão as meadas e novelos (não com fio muito grosso).

Outra vertente que está na moda é o bordado livre ou contemporâneo, com pontos diversos os mais comuns são os pontos atrás, nó francês e cheio. Vistos em bordados para porta maternidade, chaveiros de lembrancinhas, colares, camisetas e outras peças de roupas.

3° Referências e desenhos para bordar

Não sei desenhar mas quero aprender a bordar, como faço? Na internet você encontra vários desenhos, porém é sempre bom lembrar a importância de não plagiar o trabalho de outros profissionais. Você pode encontrar padrões de bordado livre para comercialização no site da fabricante de linhas e aviamentos DMCalgumas bordadeiras no instagram ou pinterest liberam bordados de livre uso como a Juliana Mota. Para quem gosta de opções exclusivas pode contar com o plano de assinatura do Clube do Bordado, onde é feita uma assinatura paga por mês, recebendo riscos de diferentes temas todo mês ( @clubedobordado ).

4° Tenha paciência

Já ouviu aquele ditado que a prática leva a perfeição? O bordado se encaixa totalmente nesta frase, comece com pontos mais fáceis e vá aumentando a dificuldade conforme vai aprendendo.

5° Pratique e estude

No youtube há vários videos aula para aprender bordado livre ou ponto cruz, lá você pode conferir pontos diferentes, dicas e formas de acabamento. No nosso Pinterest você encontra várias inspirações na nossa pasta Bordado, junto com muitas inspirações em crochê, scrapbook, costuras e diy.

Agora é com você, na Oeste Aviamentos você encontra uma grande variedade de aviamentos para aprender a bordar.