Escolha uma Página

Para quem está começando a costurar, é vital que conheça a entretela e como usá-la. Ela pode dar o acabamento final que está faltando nas suas peças, e faz toda a diferença na sua estrutura.

A entretela é um material aplicado no tecido que serve para encorpar e dar sustentação a uma peça. Pode ser utilizada em roupas ou em trabalhos de patchwork, dependendo do modelo de entretela escolhido.

À princípio ela era utilizada na confecção de colarinhos, sendo engomadas com amido de milho e coladas com o calor do ferro de passar roupa. Hoje em dia as entretelas são feitas com resinas termocolantes e continuam sendo aplicadas muitas vezes com o ferro de passar roupa, mas existem máquinas próprias para uso (fusionadeiras) que possuem temperaturas controladas e geralmente são usadas na indústria.

Tipos de entretelas

No geral, as entretelas são divididas em dois grupos: as não-colantes (costuráveis) e as colantes (fusionáveis ou termocolantes).

Entretelas não-colantes

São um tipo de entretelas que são aplicadas ao tecido por meio de costura. A mais comum é a de TNT/papel, que por ser mais frágil é mais indicada para projetos de patchwork e outros que não se quer mudar as características do tecido. Um inconveniente é que depois de colada não é possível reaproveitá-la.

Entretelas colantes

Como já foi falado anteriormente, as colantes são entretelas com cola que são fixadas ao tecido com um ferro de passar ou uma fusionadeira. São as mais utilizadas para o vestuário pois são de fácil aplicação e fixação, mas quando são de qualidade ruim podem causar bolhas e comprometer visualmente o tecido.

Dentre as entretelas colantes podemos destacar a de malha. São maleáveis, deixando o tecido encorpado e mantendo seu caimento ao mesmo tempo. Aqui na Oeste Aviamentos temos o tipo de entretela de malha de qualidade que você procura!

Para te ajudar, vamos ensinar como fixar uma entretela termocolante em simples passos. Aprenda a usar as entretelas e aperfeiçoe-se na arte de costurar!

Como aplicar uma entretela colante

1. Na parte lisa da entretela, desenhe o formato da peça em que você vai aplicá-la e recorte;
2. Coloque a entretela recortada, com a parte adesiva em contato com o tecido, sobre o avesso dele;
3. Pressione o ferro de passar roupa sobre entretela por cerca de 10 a 15 segundos;
4. Recorte o tecido em volta da entretela colada;
5. Descole a parte do papel da entretela (agora a parte do avesso do tecido estará com a cola);
6. Cole o tecido (com a cola para baixo) no local em que será fixado no outro tecido.

Pronto! Agora você tem uma peça mais encorpada e com um acabamento profissional! Para mais, confira nossos produtos na Oeste Aviamentos.