O bordado livre é uma tendência em artes manuais. Feito a mão, ele pode ser um ato de afeto e carinho para presentear. Pode ser encontrado em porta maternidades, camisetas e roupas em geral, como peças de decoração e em acessórios como chaveiros, colares, broches e outros.

Gostamos tanto desta arte manual que preparamos um vídeo tutorial de como bordar uma rosa fácil e preparamos algumas dicas também para você aprender mais sobre o bordado livre. Mas primeiro assista o tutorial:

Materiais e linhas para bordado

No bordado utilizamos 3 pontos de bordado livre, que são: 

Ponto atrás:

O ponto atrás consiste em colocar a agulha na frente e voltar ao ponto anterior, como se vê na imagem nº 3. Foi utilizado.

Após desenhar um círculo, divida-o em 5 partes, entre com agulha no meio de uma das partes próximo ao centro e comece a entrar pelas divisões (por baixo da linha entre o ponto e o tecido) entre em uma sim uma não, como se vê na imagem ponto B. O ponto foi feito para fazer as flores do caule. 

 

Ponto reto: É ponto mais livre do bordado livre, podendo ser feito de qualquer tamanho, formando apenas uma linha, para pequenos preenchimentos ou detalhes. O ponto foi utilizado para fazer as folhas do caule.

Compre aqui os materiais para bordar!

Gostou de saber mais sobre os pontos que utilizamos? Comente aqui para fazermos mais tutoriais!