Quais os itens básicos de uma confecção?

Uma confecção é uma fábrica de roupas. Essa empresa cria, fabrica e vende peças de roupas de diferentes tipos, de acordo com a preferência do proprietário. Ela pode trabalhar para suas próprias lojas ou sob encomenda de terceiros.

O ramo da moda tem seus altos e baixos, dependendo da situação econômica do país. Independente disso, muitas pessoas têm intenção de entrar nesse ramo por acharem que o setor é de fácil administração.

A realidade é que o ramo de confecção exige atenção a uma série de aspectos que vão muito além do ato de simplesmente costurar. O empresário do ramo deve ficar atento às tendências da temporada, deve ter criadores de peças de confiança, precisa escolher os melhores materiais para a produção e para a manutenção da fábrica, além, é claro, de saber escolher as costureiras certas e estar ligado à sua contabilidade.

Pelo ramo ser bastante diversificado, muitos pequenos investidores não sabem em quais equipamentos investir para produzir as peças pretendidas. Daremos algumas dicas agora para quem quer investir no setor de roupas mas ainda está perdido com relação aos investimentos que devem ser feitos para adquirir os itens básicos de uma confecção.

1. Máquinas

Dos equipamentos básicos para ter em sua confecção, as máquinas de costura são as principais. Existem diversos tipos de máquinas e elas devem ser adquiridas de acordo com a necessidade da produção. Alguns tipos delas: reta, overlock, pespontadeira, refiladora, travete, entre outras. Também devem ser consideradas as máquinas de passar (para facilitar o manuseio das peças e ganhar tempo), as caseadeiras e as de fusionar tecidos.

2. Mesas

Você precisará também de mesas para a sua confecção, tanto para o pessoal do desenho quanto para quem vai cortar os moldes. Invista em móveis grandes, com medidas entre cinco e sete metros de comprimento por dois metros de largura. Elas devem ser destinadas ao corte dos tecidos, ao processo de acabamento das peças, à embalagem e à etiquetagem.

3. Almoxarifado e estoque

A área administrativa deve receber uma atenção diferenciada com computadores, mesas, cadeiras, folhas para impressão, canetas, entre outros. Não devem ser esquecidos, é claro, os tecidos, fitas, linhas, agulhas, itens de decoração, alfinetes, adesivos, entre outros. Para esses itens de armarinho, não deixe de visitar a nossa loja e montar o seu estoque!