Um bom projeto merece um ótimo acabamento! Nada é mais frustrante que ver o seu trabalho desvalorizar-se por causa de um material inadequado, todo o seu esforço criativo pode ir por água abaixo num instante. Então, antes de começar vamos nos perguntar as seguintes questões:

Qual é o projeto?

Qual o nível de qualidade que você deseja alcançar ao concluir o projeto?

Agora que você já respondeu essas duas perguntinhas singelas, vamos mergulhar um pouco mais a fundo no projeto, e despertar o seu potencial criativo! O seu objetivo pode ser uma meia, uma toca, ou um casaco bem personalizado para esse inverno que promete ser bem frio -dê vida a sua imaginação. Para ajudar na sua empreitada procuramos o que outras pessoas pela internet andam fazendo, então encontramos o trabalho da Lauren.

Enquanto você está tomando aquele café quentinho no seu quarto, ter uma meia dessas certamente deixaria o seu final de semana ainda mais gostoso, não é verdade?

Lauren Riker, criadora do Pawsome Pals, algo como “Amigos de Patinhas” em tradução livre -e um tanto quanto criativa, inventou uma série de meias temáticas. No site ravelry você encontra várias ideias, muitas estão disponíveis a venda, enquanto outras são livres. No momento estes padrões estão disponíveis por seis dólares americanos. Os arquivos para criar a sua própria versão do Koala, Fox e Pig estão disponíveis aqui.

A qualidade do projeto depende do objetivo traçado. Se você escolheu fazer uma coberta para ficar em casa e se aquecer, fibras naturais como o algodão dão uma sensação muito agradável ao toque, caso o seu projeto for um estojo, fibras sintéticas provavelmente são as mais indicadas devido à sua resistência, menos suscetíveis ao mofo e à deterioração natural do envelhecimento.

Escolhida a qualidade desejada, qual será o material usado?
Qual será o uso do projeto que você escolheu fazer?

Existe uma gama enorme de materiais disponíveis, do sintético ao natural, cada tipo de material tem sua particularidade.
Alguns materiais são mais elásticos, mais ou menos resistentes à lavagem em água fria ou quente, suscetíveis ou não à mudança de cor devido à transpiração, outros permitem alvejamento. Mas não se assuste com as minúcias, o primeiro passo é frequentemente o mais difícil, a pesquisa seguinte surgirá naturalmente enquanto você alcança o objetivo que tem em mente.

 

No youtube você encontrará muitas dicas e tutoriais, entre eles o canal do Jonatas Verly e seu tutorial de vestido infantil.

Você já tem um projeto em mente, a qualidade que deseja, o destino de uso do trabalho final, e algumas das características do material disponíveis a você, só faltam duas perguntas a serem respondidas:

Qual o estilo do resultado final?
Quem receberá o seu trabalho?

Essas duas perguntas são na nossa opinião as mais interessantes a serem respondidas. O estilo de quem receberá o trabalho tem tudo a ver com o estilo final da peça. Na internet você encontrará uma infinidade de padrões possíveis, seja ele clean, vintage, gamer, caseiro, clássico, pop art ou oriental. Seja o seu pai, melhor amiga, mãe, ou aquela pessoa que você gostaria de trazer para perto do seu coração, ou você mesma se for o caso, -amor pessoal é tudo. O estilo da pessoa amada deve refletir sobre o design final.