11 2618-9898 [email protected]

Tecido, agulha, linhas, detalhes, acabamentos e muito amor, a arte da costura conquista o mundo todos os dias com suas invenções e delicadeza. A profissão de costureira ou alfaiate existe há milhões de anos, os relatos de que as agulhas eram feitas de ossos e marfim é a nossa prova de que o ser humano já necessitava desta técnica.

No início tudo era muito simples, mas com o surgimento da tecelagem os produtos começaram a ser mais desenvolvidos. Tudo dependia de acordo com a época e o nível de tecnologia disponível. Foi na idade média que joias e pedras passaram a ser usadas para a produção de vestimentas. Então cada época recebeu seu estilo conforme acontecimentos que designavam um estilo, assim surge a moda.

O mercado consumidor foi crescendo e a tradição da costura passada de pai para filho teve grande influência. Foi na Revolução Industrial que o ofício ganhou outros olhos e passou a produzir peças em série, o mundo estava adaptando-se ao modelo rápido de vida.

A primeira máquina de costura surge em 1790, por Thomas Saint, ela foi desenvolvida para trabalhos em couro. No ano de 1830 Barthélemy Thimonnier, um alfaiate francês, patenteou um modelo melhor para realizar costuras. Mas a invenção foi a faísca para os artesãos que em 1841, atacaram e destruíram oficinas e máquinas de costura, com medo que seu trabalho fosse desvalorizado e perdessem seus empregos. Mas mesmo com esse avanço na tecnologia, as roupas feitas sob medida continuaram a ser produzidas.

Foi quando a alta costura passou a ser super valorizada, gerando uma nova cultura e desenvolvendo o setor econômico. A costura está impregnada na história da civilização humana, não faz muito tempo, os enxovais eram produzidos a mão em casa ou encomendados.

Mas a costura era vista por maus olhos por alguns, que acreditavam que essa seria uma profissão apenas para mulheres, e desde sempre essa foi a renda extra das mulheres, por possuírem um salário menor do que os dos homens, mesmo realizando o mesmo tipo de função.

Com a invenção da máquina de costura doméstica, por volta do século XIX, a praticidade tomou conta da profissão, podendo agora realizar os trabalhos com maior rapidez. Hoje existem muitos modelos de máquinas que podem ser encontradas no mercado de trabalho, desde as portáteis, as grandes industriais. Existem marcas famosas como Elgin e Singer que ainda estão com produtos disponíveis e desenvolvidos.

A alta costura está relacionada ao francês Charles Frederic Worth, no ano de 1858, em Paris. Ele criou a primeira maison, de alta costura, que passou a ser procurada pela alta sociedade, para que modelos exclusivos fossem criados. Com o passar dos anos os ateliês passaram a criar regras, como por exemplo, a produção de duas coleções por ano, com aproximadamente 35 peças, variando para serem usadas entre o dia e a noite.

Para toda costura que você realizar é preciso usar bons produtos, por isso confira o site da Oeste Aviamentos e realize as suas produção com a maior qualidade.