O que é um ilhós?

Para quem gosta de corte e costura, o ilhós é uma peça fundamental nas caixinhas de materiais. Esta rodelinha, que nada mais é do que um objeto minúsculo feito de metal, tem dado um toque especial e diferencial nos trabalhos. Você pode encontrar ilhoses e outros rebites aqui, na loja da Oeste.

Esse tipo de material pode ser usado tanto em tecidos como em papel. Mas você sabe como aplicá-lo?

Como aplicar ilhoses

A aplicação de ilhoses pode ser feita manualmente, mas já existem máquinas que facilitam esse trabalho. Uma prensa de ferro chamada balancim faz a aplicação de vários tipos de ferragens em tecido: ilhós, botão, rebites, entre outros. Basta apenas fazer o uso de matrizes adequadas para cada tipo de material.

O primeiro passo é preparar o balancim com as matrizes de seu ilhós. Você começa fixando a matriz maior na parte de baixo da prensa, e deve apertar o parafuso lateral, até que a matriz fique bem firme no balancim. O próximo passo é colocar a matriz menor na parte de cima da prensa. Preste atenção porque essa parte da matriz possui um parafuso que você deve rosquear para que fique bem firme.

Ao aplicar ilhós em algum tipo de tecido, você deve fazer marcações e furos onde se deseja colocar a peça. Para isso, existem utensílios próprios como o vazador e até mesmo um martelo. Após esses processos, é hora de dar início às aplicações. Para começar, você deve encaixar uma das partes do ilhós no furo feito no tecido. Após isso, colocar sob o pino da matriz inferior, com a parte aberta para cima.

A outra parte do ilhós, que irá fechar a peça por completo, deve ser encaixada ao ilhós que está no tecido, sob a matriz inferior. Com tudo posicionado no meio dos dois pinos, é chegada a hora da força. Abaixe a alavanca do balancim e aperte com força o ilhós. Esta parte exige firmeza e cuidado!

Pronto! Seu ilhós está devidamente aplicado, com um acabamento impecável. Apesar de um processo simples, tudo deve ser feito com bastante atenção. Ao não fazer as marcações certas, ou não encaixar tudo em seu devido lugar, você pode errar na aplicação, estragar seu ilhós, e perder material.