Não há como falar da marca internacionalmente conhecida Chanel, sem antes falar de sua criadora, Coco, estilista francesa que se tornou símbolo não só de moda, mas também de uma verdadeira revolução na forma como as mulheres se vestiam.

Coco Chanel deu seus primeiros passos na alta costura quando ainda tinha 16 anos e em sua primeira loja, vendia somente chapéus para mulheres. Já nesta época começava a marcar o mundo com seu estilo simples e sem muitos adornos.

Não demorou muito para começar a produzir outras peças e a se vestir de uma forma totalmente incomum na época, com calças compridas e roupas com traços retos. Seu primeiro espaço de alta costura voltado para a confecção de trajes completos foi aberto no ano de 1920 em Paris, onde ainda hoje funciona a Maison Chanel.

O que pouca gente sabe é que Coco Chanel chegou até a trabalhar como enfermeira durante a Segunda Guerra Mundial, quando os negócios estavam encontrando momentos de dificuldade.

coco-chanel

Características da marca

O principal ponto forte da Chanel é a busca pela simplicidade e pelo conforto. Coco dizia que a moda produzida por homens era exagerada e nunca focada no bem estar da mulher. Ela ainda acreditava que qualquer mulher poderia ser bela se estivesse bem vestida, utilizando um traje elegante e cheio de estilo.

O vestido preto, seria sempre sua peça icônica e é dela o conceito de que qualquer pessoa pode acertar na vestimenta se apostar em um modelo todo preto. Com este jeito totalmente inovador, a Chanel conquistou o mundo em pouco tempo. O auge de seu sucesso veio na década de 30, quando sua marca chegou a produzir incríveis 28 mil trajes em um único ano, pelas mãos de mais de 4 mil funcionários.

Chanel tinha um jeito totalmente seu de produzir moda e jamais chegou a utilizar desenhos para iniciar suas obras. Trabalhava diretamente no tecido, construindo seus modelos de forma totalmente empírica. Fazia isso, porque acreditava que as roupas deveriam sempre ser feitas sob medida para garantir o máximo em conforto e o melhor acabamento possível.

Atualmente Chanel é sinônimo de estilo e bom gosto através de suas roupas e perfumes, que ganharam o mundo.