Aprenda a costurar um vestido de alcinha

Um vestido de alcinha é o tipo de peça que não pode faltar no armário de uma mulher no verão. A boa notícia é que hoje você vai aprender como fazer um vestido de alcinha com elástico, assim vai poder ter a quantidade de modelos que quiser, gastando pouco e ainda com exclusividade total.

Quer saber como? Então acompanhe passo a passo a seguir. Você vai perceber que é muito mais fácil do que imagina. Os moldes para facilitar na costura de seu vestido estão disponíveis no site Alfinetadas da Moda.

Você vai precisar de:

  • Aproximadamente 1,80m de tecido (do tipo viscose)
  • Linha
  • Máquina de costura
  • Alfinetes
  • Papel para recortar o molde
  • Carbono
  • Miçangas
  • 1 metro de elástico (3cm de largura)
  • Tesoura para tecido e para papel

Todos esses itens você encontra na nossa loja! Dê uma olhadinha lá depois de terminar aqui e já faça o seu pedido.

Como fazer:

Recorte o molde de papel e aplique no tecido dobrado ao meio com o uso de alfinetes. Deixe 2cm de margem do molde em todo o entorno e corte com a tesoura para tecido.

Repita a operação cortando o molde duplo mais uma vez. Assim você terá pronta a parte da frente e as costas de seu vestido longo de alcinha com elástico.

Depois, recorte duas tiras para fazer as alcinhas e separe o tecido para fazer a saia. A saia deste modelo não precisa de molde. Basta cortar um retângulo um pouco maior que o seu quadril no comprimento desejado e finalizar com a costura na cintura, incluindo o elástico.

Se você não sabe como fazer esta saia, poderá encontrar o link com o vídeo contendo todas as instruções no site.

Faça os acabamentos em cada uma das mangas, dobrando duas vezes e costurando as pontas para dentro. Lembre-se de marcar as pences na parte da frente do vestido, assim você terá o vestido com o decote marcado.

Na parte de cima, onde serão instaladas as alcinhas, lembre-se de deixar uma dobra um pouco maior. Una todas as partes, incluindo as alcinhas. Na ponta das alcinhas, você pode incluir miçangas e dar um nó para embelezar.

Agora é só prender a saia na blusa através do ponto franzido. Lembre-se de alinhar os lados e o meio para não ficar torto. Prenda com um alfinete e vá franzindo a costura até terminar. Depois, basta costurar um elástico na cintura pelo lado de dentro e seu vestido está pronto para usar!